Industrial Impact

Risk Assessment

Urban & Regional
Air Pollution

Urbano e Regional


ARIA Technologies pode assessorar na determinação dos impactos de novos projetos de desenvolvimento urbano na qualidade do ar, fornecer as informações de qualidade do ar em uma região ou auxiliar as autoridades locais na implementação de politicas urbanas e de transporte. A modelagem da qualidade do ar permite destacar o impacto de diferentes medidas mitigadoras de redução de emissões na qualidade do ar no contexto climatológico.

  • Objetivos
  • Software, sistemas e serviços
  • Parceiros
  • Integrar o desenvolvimento da rede de monitoramento da qualidade do ar

  • Calcular e reconstituir graficamente as emissões na atmosfera (biogênicas, industriais, tráfego).

  • Estudar a influência das composições da gasolina ou das normas de emissão para os veículos.

  • Prognosticar em curtos períodos os episúdios de poluição de ozônio.

  • Determinar a contribuição de cada fonte de emissão (industrial, ônibus, veículos pesados...).

  • Testar o impacto de diferentes programas de redução de emissões (restrição do tráfego, limitações de emissões industriais...).

  • Estudo da dispersão de poluentes atmosféricos emitidos na saída de um túnel ao nível de vizinhança.

  • Previsão das concentrações geradas por uma atividade (por exemplo: sistema viário).

  • A perícia da ARIA Technologies é baseada na complementaridade de duas abordagens: a concepção e desenvolvimento de sistemas de simulação computacionais; realização de estudos de consultoria.

    • Ferramentas de modelagem: ARIA Impact, ARIA Industry, ARIA Local

    • Sistemas Globais: ARIA View, ARIA Regional

    • Pesquisa e consultoria, serviços de apoio, treinamento

    • Integração de serviços nos sistemas de informações globais

    Para responder eficazmente as necessidades da indústria, ARIA Technologies está trabalhando estreitamente com os seguintes parceiros:

    Nossos parceiros tecnolúgicos
    • Environnement SA: Environnement S.A é uma das principais empresas internacionais de instrumentação para análise e medição ambiental. ARIA Technologies e Environnement SA trabalham em estreita colaboração para as indústrias de forma a fornecer uma gama completa de serviços para o monitoramento da qualidade do ar e monitoramento das emissões industriais. Para mais informações, visite o site.

    • LeoSphere: LEOSPHERE SAS é uma empresa especializada em observações atmosféricas por LIDAR (Light Detection and Ranging). LEOSPHERE fabrica e comercializa equipamentos LIDAR e também fornece serviços de engenharia relacionadas a suas tecnologis (estudos de terreno, desenvolvimento personalizado, locação com assistencia). ARIA Technologies e Leosphere trabalham em estreita parceria para abordar problemas de monitoramento da poluição atmosférica e aquisição de dados de vento para energia eólica. Para mais informações visite o site.

    Nossos parceiros de valor agregado
    • ARIANET: Fundada em Monza em Dezembro de 2000 por um grupo de cientistas italianos em grande parte provenientes do Centro de Pesquisas da ENEL SpA. A ARIANET realiza a distribuição, configuração e exploração dos softwares da ARIA Technologies no mercado italiano, realizando seus próprios desenvolvimentos no domínio da computação científica aplicada a poluição atmosférica, e garantindo a prestação de serviços complementares aos propostos pela ARIA Technologies na França. Para mais informações visite o site


    Programa de previsão de redução de emissões


    Muitos poluentes de origem diversas (naturais e antrópicas) são constantemente liberados na atmosfera. ARIA Technologies apoia seus clientes ou realiza um balanço qualitativo e quantitativo de todas as emissões de um território. A caracterização das emissões atmosféricas em todos os pontos de um território fornece uma resposta clara da contribuição de cada tipo de atividade na poluição global. Esses inventários de emissão permitem os responsáveis de orientar suas politicas de urbanismo regionais ou locais como parte dos planos de proteção da atmosfera, dos planos de deslocamento urbano ou nos planos climáticos e avaliação de impactos.

    A partir do cruzamento de dados primários (dados socioeconômicos, estatísticas agrícolas e industriais, plano de tráfego...) e dos fatores de emissão constitui-se a alimentação da base de dados da ferramenta de modelagem atmosférica proposta por ARIA Technologies.

    Redes de monitoramento da qualidade do ar

    temp name


    ARIA Technologies participa da concepção e da construção das redes de monitoramento atmosférico com base na sua experiência em dispersão de poluentes, bem como a realização de um inventário de emissões precisa. Esta aproximação permite determinar a localização mais adequada para os sensores (meteorológicos ou de poluição). O estudo pode comportar uma fase diagnóstica (histórico dos níveis de poluição observados, análise de dados disponíveis) e uma fase experimental: ARIA Technologies se propõem então de definir, de monitorar e de analisar as campanhas de medição específicas no local (tubos de difusão, caminhão laboratório, medições meteorológicas).

    Desenvolvimento de redes de monitoramento da qualidade do ar.

    Modelagem das emissões

    image4


    Ferramentas de modelagem permitem tratar um grande número de reações físico-químicas que são usadas para simular a dispersão de poluentes secundários a escala regional.

    Variação da concentração de ozônio. Simulação realizada pela rede AIRPARIF como parte integrante do sistema computacional fornecido pela ARIA Technologies para a modelagem de poluição na região de Paris.

    ARIA Technologies reúne, em colaboração com os serviços locais, o conjunto de dados necessários (geográficos, ocupação do solo, mapeamento das atividades emissoras, repartição do tráfego de automóvel) para constituir um inventário completo das emissões produzidas por diferentes fontes (tráfego, industriais, aquecimento urbano, atividades agrícolas, fontes naturais). Neste procedimento, as emissões são simuladas hora por hora, em uma malha de alta resolução. ARIA garante a coerência desses dados com os inventários nacionais de um lado, com as nomenclaturas europeias de outro, especialmente em áreas de fronteiras.

    Modelagem Meteorológica

    France


    Paralelamente a construção do inventário de emissões, ARIA estuda as situações meteorológicas que levam a episódios de forte poluição (evolução do campo de vento, de temperatura e da turbulência), de modo a reproduzi-los pela modelagem numérica, utilizando uma representação detalhada do sítio (topografia, ocupação do solo, edificações).





    Modelagem da Poluição Atmosférica

    small anim


    Os dados de emissão e os campos meteorológicos alimentam um sistema de modelagem da dispersão e da transformação química dos poluentes. Esse sistema permite calcular hora por hora, com uma resolução na ordem de quilômetros, a evolução das concentrações nas vizinhanças ao nível do solo para diferentes episódios e para os principais poluentes medidos. Os dados de emissão e os campos meteorológicos alimentam um sistema de modelagem da dispersão e da transformação química dos poluentes. Esse sistema permite calcular hora por hora, com uma resolução na ordem de quilômetros, a evolução das concentrações nas vizinhanças ao nível do solo para diferentes episódios e para os principais poluentes medidos. Isto representa ferramentas de prospectivas e de ajuda as decisões na definição de políticas regionais de melhoria da qualidade do ar.

    Previsão em curto prazo dos episódios de poluição


    Em colaboração com CNRS, ARIA Technologies propõem igualmente a elaboração e a aplicação de ferramentas de previsão em curto prazo dos episódios de poluição por ozônio. Estas técnicas podem juntar os métodos estatísticos (identificação das variáveis meteorológicas que levam a uma forte probabilidade de ocorrência do episódio) e os métodos determinísticos utilizando a previsão numérica em função do tempo (variáveis meteorológicas previstas pelos centros meteorológicos).


    Cálculo das emissões relacionadas ao tráfego veicular

    NOx


    ARIA garante o acoplamento entre os sistemas de monitoramento ou de simulação do tráfego (sistemas de contagem, modelos de tráfego) e os programas de cálculo de emissões atmosféricas. O trabalho em colaboração com especialistas locais do tráfego permite obter uma avaliação do fluxo de veículos, da velocidade média e da distribuição da área. O cálculo das emissões para os principais poluentes é efetuado para cada via ou para cada área, identificando os fatores de emissão de cada tipo de veículo (veículos particulares, pesados, de duas rodas, etc.). O mapeamento das emissões ligadas ao tráfego, hora por hora, média diária, ou para situações de tráfego particulares (hora de trânsito noturno) constitui uma informação base para identificar as zonas críticas, determinar uma estratégia de implementação de sensores e alimentar o cálculo de dispersão.

    Impacto em escala urbana

    Agglomération


    Para a escala urbana, ARIA Technologies propõem uma avaliação estatística da qualidade do ar ou um estudo detalhado de situações particulares. A avaliação estatística determina o impacto em longo prazo do conjunto de poluentes emitidos no local. Fornece um mapa das concentrações e dos riscos de ultrapassar os valores regulamentares ou os níveis de alerta. O estudo de caso produz, para situações meteorológicas particulares ou de históricos meteorológicos reais, um histórico preciso das concentrações em todos os pontos do domínio. Isto permite estudar facilmente a contribuição respectiva de cada um das fontes poluição atmosférica (tráfego de automóveis, indústrias, aquecimento...).


    Escala Local

    Quartier


    Certas infraestruturas urbanas (túneis, rodovias, vias subterrâneas, estacionamento) podem provocar níveis importantes de poluição no seu entorno (a dezenas ou centenas de metros). Para estudar essas questões, ARIA Technologies propõem a utilização de ferramentas de modelagem tridimensional completas, que se apoiam em malhas de alta resolução (na ordem de metros). Isto permite considerar de maneira mais precisa o conjunto de obstáculos e das caraterísticas do problema (edificações, efeito dos veículos ou de sistemas de ventilação no fluxo). A partir de um caso base, podem-se testar diferentes alternativas de gestão (geometria, largura e disposição das vias, taxas de ventilação e etc.) e definir a variante mais eficaz para minimizar os impactos na qualidade de ar.

    Efeitos sobre as edificações e monumentos

    Bâti


    E importante quantificar os danos causados as edificações e aos monumentos pela poluição atmosférica. Pesquisadores interessados na conservação de obras de arte compreendem cada vez mais a relação dos fatores de emissão e precipitação e o aumento dos danos as edificações. A simulação do processo de deterioração das obras e a avaliação dos custos de reparação e manutenção imposta a comunidade são agora disponíveis.


    Saúde e exposição


    Atualmente é mostrado que a poluição atmosférica tem um efeito significativo sobre a saúde (material particulado fino, dioxinas, SO2, benzeno,...). Os estudos de impacto devem determinar esses eventuais efeitos no meio ambiente integrando os seguintes componentes: edificações, vegetação e saúde pública.
    Além disso, a utilização direta de mapas de concentração se revela limitada para avaliar precisamente o impacto da poluição atmosférica sobre a saúde humana, portanto, é interessante a realização de estudos de exposição. Estes estudos calculam a poluição efetiva em locais interiores e consideram a variância das classes dos indivíduos e de suas atividades, assim como sua mobilidade geográfica.

    Exploração de dados meteorológicos de grande escala

    Transfrontalier


    O uso de ferramentas computacionais de transporte na escala continental (Chernobyl) familiarizou a equipe de ARIA Technologies com a exploração de dados meteorológicos de previsão ou de análise fornecidos pelos centros meteorológicos mundiais. Esses softwares permitem avaliar os fluxos transfronteiriços como, por exemplo, o transporte de areia do deserto de Gobi, a propagação de gafanhotos na Africa, a dispersão de poeiras vulcânicas.



    Efeito meteorológico sobre as obras

    Ouvrage


    As competências reunidas pela equipe de ARIA no domínio da simulação numérica dos campos de ventos a pequena escala, na presença de topografia complexa, lhe permite estudar os efeitos de fortes rajadas de vento sobre os trens (comboios de mercadorias ou TGV), sobre as linhas elétricas e sobre viadutos. O impacto das condições climáticas nas instalações (frio extremo, episódios de neve viscosa) é igualmente analisado.


    voltar para o topo