Industrial Impact

Risk Assessment

Urban & Regional
Air Pollution

Riscos & Acidentes


ARIA Technologies auxilia as indústrias a gerenciar os riscos de explosão, de incêndio ou de vazamento de produtos tóxicos, radioativos ou inflamáveis.

  • Objetivos
  • Software, sistemas e serviços
  • Parceiros

Controle de riscos industriais.

Realizar estudos de risco em terreno acidentado com consideração de obstáculos.

Definir os perímetros de segurança causada por um acidente no transporte de produtos perigosos ou inflamáveis.

Simular o campo de vento e a propagação do fogo em um incêndio em florestas, em topografia complexa.

A perícia da ARIA Technologies é baseada na complementaridade de duas abordagens: a concepção e desenvolvimento de sistemas de simulação computacionais; realização de estudos de consultoria.

  • Ferramentas de modelagem: ARIA Impact, ARIA Industry, ARIA Local

  • Sistemas Globais: ARIA View, ARIA Regional

  • Pesquisa e consultoria, serviços de apoio, treinamento

  • Integração de serviços nos sistemas de informações globais

Para responder eficazmente as necessidades da indústria, ARIA Technologies está trabalhando estreitamente com os seguintes parceiros:

Nossos parceiros tecnolúgicos
  • Environnement SA: Environnement S.A é uma das principais empresas internacionais de instrumentação para análise e medição ambiental. ARIA Technologies e Environnement SA trabalham em estreita colaboração para as indústrias de forma a fornecer uma gama completa de serviços para o monitoramento da qualidade do ar e monitoramento das emissões industriais. Para mais informações, visite o site.

  • ALPHA MOS: Alpha MOS é uma empresa de instrumentação analítica, criada para desenvolver, fabricar e comercializar narizes e línguas eletrônicas em escala internacional. ARIA Technologies e Alpha Mos trabalham em estreita parceria para tratar de questões de monitoramento de odores. Para mais informações, visite o site.

Nossos parceiros de valor agregado
  • CAP Environnement: Empresa de estudos independentes especializada em ambiente atmosférico (qualidade do ar, odores, ruído, campos eletromagnéticos,...). CAP Environnement e ARIA Technologies trabalham para industrias, escritúrios de consultorias, grupos locais e regionais, bem como setores de governo descentralizados, para atender todos os seus problemas. Para maiores informações, visite o site.

  • CAREPS: CAREPS é um escritúrio de consultoria aplicada ao setor sanitário e social desde 1981. ARIA Technologies e CAREPS trabalham juntos para realizar estudos de riscos sanitários completos. Para mais informações, visite o site.

  • TERA Environnement: TERA Environnement é uma empresa criada em 2001, originado de um laboratúrio de pesquisa da Universidade Joseph Fourrier de Grenoble, especializado em análises de contaminantes químicos. ARIA Technologies trabalha com TERA Environnement em suas necessidades de análises fisico-químicas. Para mais informações, visite o site.

 

Avaliação da fonte de emissão

risk animation

As emissões atmosféricas no caso de um rejeito acidental constituem a principal questão em um estudo de situações acidentais. Além do estudo clássico de cenários de acidente levando diferentes hipóteses de taxa de emissão, estudo de cenário de risco, ARIA Technologies pode propor a implementação de técnicas de estimativas inversa em tempo real das emissões, associando as medições em tempo real e um modelo de dispersão dentro de um sistema de alerta.

Riscos industriais

oil spill


Os cálculos de dispersão efetuados em situação acidental se caracterizam pelas distâncias e o tempo de propagação muito baixo, a importante influência dos obstáculos e o comportamento físico particular de gás mais denso que o ar. O objetivo do estudo de risco de dispersão (rejeito acidental ou incêndio) é a determinação da probabilidade de aparição de situações criticas (limiar de exposição, IDLH, valor limite de concentração) em função de condições meteorológicas particulares.

Visualização da pluma de gás denso emitida pela chaminé de um sítio de extração de metano.

Incêndios Florestais


Para os responsáveis da Segurança Civil, uma melhor compreensão do campo de vento em topografia complexa em caso de um incêndio em florestas é uma vantagem importante. ARIA Technologies colabora com a realização de estudos que associam modelos meteorológicos e modelos de propagação de incêndio.

Acidentes de transporte


ARIA Technologies auxilia seus clientes a planejar seu transporte de materiais perigosos. As técnicas de modelagem tridimensional são aplicadas na simulação detalhada de acidentes no transporte de produtos perigos no meio urbano complexo nas proximidades de locais sensíveis (túneis).

A modelagem da dispersão de emissões a partir de acidentes possui como características uma distância muito pequena e um tempo muito curto, a influência significativa dos obstáculos e das propriedades físicas da densidade do gás. O objetivo desses estudos de risco, que consideram os gases e o fogo, é determinar a probabilidade da aparição dessas situações criticas (incluindo exposição, nível de concentração, IDLH) em função de condições meteorológicas particulares.

voltar para o topo